segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Bohemia.com.br - A primeira fabrica de cerveja virtual em 3D do Mundo


www.bohemia.com.br

Fiquei impressionado com o novo website da Cervejaria Bohemia (clique no link acima e confira voce mesmo). Cada vez mais fico impressionado com a criatividade das agencias de publicidade na internet, na tentativa de comunicar-se com as pessoas de uma forma cada vez mais nova e excitante.

O novo website da Bohemia, causa aquela sensacao que sentimos ao final de um filme muito bom! Aquele nó na garganta que arranca um "Puta que pariu, que filme do caralho!". Tudo bem, sou uma pessoa suspeita para falar de Cerveja, jah que aprecio muito uma loirassa gelada, mas oque me deixou mais feliz é mais uma vez a confirmação de que temos profissionais extremamente competentes no Brasil, que nao deixam barato para qualquer outro guru gringo do Marketing.

Fora toda enrolação e "masturbação" sobre o case, o primeiro ponto sobre o qual devemos refletir é a nova experiencia oferecida aos consumidores/potencial consumidores, no que se refere ao relacionamento com a marca Bohemia. Até então a principal mídia utilizada pela marca para comunicar-se com os consumidores de cerveja é através da TV. Mais ou menos 1 minuto, como poderemos ver comercial de tv abaixo, são os poucos momentos que a marca pode contar sobre sua história e tentar "vender seu peixe" aos consumidores. Com um website como este, que entretém, principalmente pelo TOUR PELA FÁBRICA junto ao mestre cervejeiro de Bohemia, a marca pode se relacionar um pouco mais com os consumidores; contar sobre sua história, enaltecer sua capacidade de fazer uma boa cerveja, e mostrar oque quiser mostrar. E o melhor de tudo? A marca tem todo o tempo do mundo para entreter você e não simplesmente os caríssimos segundos em momentos de alta audiência na TV. O tour virtual, com uma musica de fundo muito agradável e um narrador de voz gentil, é dividido em cinco etapas (Estocagem, Beneficiamento, Brassagem, Adega e Engarrafamento). Logo no início o mestre cervejeiro lhe propõe o desafiode se tornar APRENDIZ DE MESTRE CERVEJEIRO. Ao final de cada etapa, durante o loading para a próxima, aparece uma questão. Se você for bem nos testes, recebe até CERTIFICADO!rs. Além do tour virtual, você também pode visitar a ''sala do mestre cervejeiro'', aonde conhece ainda mais sobre os tipos de cerveja Bohemia, sobre a história da cervejaria Bohemia, como apreciar cada tipo de cerveja, inclusive com uma Enciclopédia, pode acessar também as campanhas publicitárias, baixar wallpapers, screensavers, fotos. Simplesmente uma experiencia incrível. Acessar este site é como colocar uma criança de 5...6 anos para acessar um site da Walt Disney, você não sai de lá enquanto não clicar em TUDO..rs, bom pelo menos funcionou muito bem comigo (2 vezes!rsrsrs).

A marca propondo esta nova experiencia entretenedora, aproxima ainda mais o consumidor da marca e potencializa as chances de novos clientes que ouviram tudo aquilo, testarem a cerveja. Também enfatiza os valores que a marca tem tentado associar ao nome 'Bohemia' nos ultimos 5 anos ("A primeira cerveja do Brasil"). Focando na tradição e deixando um pouco de lado a imagem de cerveja dos amigos, ponto comum entre as campanhas publicitárias das outras 4! principais concorrentes, Brahma, Skol, Nova Schin e Antartica. Entendo que também há uma tentativa de espalhar a cultura
de apreciação de cerveja, mas isto é feito de forma mais sutíl na sala do mestre, portanto não dá pra confirmar nada.

Enfim, achei o site um case interessantissimo, que prende nossa atenção e "ganha tempo"(mais que na tv) para valorizar a marca e "vender melhor o peixe". Portanto, se estiverem curiosos, acessem e divirtam-se!




Nenhum comentário: