segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Marketing de Guerrilha..........Pegou?!

Arrojadas estratégias de Marketing com enorme potencial de exposição da marca e custo baixíssimo. Excelente ferramenta para pequenas empresas/marcas que brigam por espaço publícitário contra Gigantes do mercado com budgets millionários!


Antes de qualquer coisa, dêem uma olhada no vídeo Abaixo...


Aconteceu na Avenida Paulista, em São Paulo/SP. Não me pergunte quando(rs), pois minha curiosidade sobre 'Marketing de Guerrilha' aumentou e encontrei este vídeo no Youtube...

Bom, provavelmente você já viu alguma ação promocional que utilizava estratégias de Marketing de Guerrilha para promover um produto/marca/conceito...etc. Particularmente sou um fan dos 'Loucos' no mundo dos negócios...rs. De verdade! Vai dizer que não é sensacional quando empresas fogem dos padrões e tomam alguma atitude que a maioria das pessoas julgam ser 'maluca' ou até 'burra', mas de repente a empresa se dá super bem, alcança a meta almeijada e esta atitude vira um case de sucesso?(Chupa maioria!!)

Se alguém do Blog de Guerrilha ler isso vai me mandar à merda, mas é a mais pura verdade...: " Marketing de Guerrilha é uma idéia "loka" que alguém tem, afim de promover um produto de forma eficiente, irreverente e barata. Os métodos para fazer isto funcionar apropriadamente, e até otimizar a eficiencia da sua estratégia de guerrilha, você encontra utilizando os serviços de uma agencia especializada em Marketing de Guerrilha, como a Espalhe, a primeira agência especializada em marketing de guerrilha no Brasil
.

Enfim, tudo começa a partir de um louco! É o caso desta ação da Philips, por exemplo. Apesar de todos sabermos que o esta é uma ferramenta acessível ao pequeno empresário, pois tem custo baixíssimo, sua eficiência é tão poderosa que até grandes corporações a utilizam como parte de sua estratégia de Marketing. Mas quais aspectos do 'Marketing de Guerrilha' tornam esta ferramenta tão eficiente e barata?

Porque é tão eficiente?
Num mundo saturado de informação, onde inúmeras marcas gritam por atenção as empresas tem que buscar diferenciação na forma utilizada pra expor sua marca, do contrário serão ignoradas. Para reforçar, vamos dar uma olhada na visão de 2 gurus do Marketing:

"O consumidor médio está exposto a cerca de 1500 MENSAGENS POR DIA. Sua atenção seletiva, seleciona de 30 a 80; ou seja, MENOS DE 10 MENSAGENS por dia podem influenciar o consumidor." (Kotler, Keller 2006)

"As pessoas NÃO AMAM os comerciais de 30 segundos. Elas APENAS OS TOLERAM." (Bob Garfield em entrevista a Gailbraith, 2007)

Principais armas utilizadas por na guerrilha são: Agilidade, ousadia e surpresa. Seu resultado é imediato, gerando muitas vezes repercursão na mídia não-paga devido ao ineditismo. As ações promovem o corpo-a-corpo com o consumidor, na rua, estabelecendo um relacionamento e identificação com a marca. Em consequencia disso, aumenta-se o consumo e faturamento da empresa.


E porque é barato?
1º - Não é necessário pagar espaço em TV, Rádio, Revistas, Jornais, Carro da Pamonha...etc.
2º - Não é necessário gastar uma verba pesada, para efetuar alguma ação de guerrilha. Um exemplo excelente para ilustrar isto, é esta ação da philips. Quanto você acha que custou as fantasias e os caras que ficaram correndo na rua? Não convenci
? Dá uma olhada nisso então:

* Camiseta com descrição 'VIVO(Logomarca) sem dinheiro' = R$ 20


* Pagar algumas pessoas para vestirem a camiseta e ficar sentado no sofá de lojas da TIM por são paulo o dia "inteiro" = R$ (sei lá, mas é barato!)
*(abaixo) Conseguir fazer o cliente do concorrente sempre lembrar da sua marca antes de gastar dinheiro em "território inimigo" e a preço de banana
? não tem Preço!



Outro exemplo interessante!! Marketing de Guerrilha On line.....

Guerrilha on line - Case desconexo

Pessoal, o vídeo abaixo diz tudo.... digo uma coisa só: 'Idéia FODA!!' Nada vindo dos Deuses, mas diga-se de passagem, mandaram mto bem!



Querem saber mais sobre Marketing de Guerrilha? Pois bem, acessem a Guerrilhapédia.
Cheers!!

2 comentários:

David Rogério disse...

Bacana!
Tomara que o quatrops seje uma fonte de inspiração ao seu blog.
Muito obrigado pela visita estou adicionando seu link no nosso blog.
Coloque um link em seu blog também.

Um abração
David Rogério
www.quatrops.blogspot.com

Marcelo Chabes disse...

Valeu pela força! Já tinha colocado um link por aki...
O blog de vcs eh mto bom.

Sempre postarei assuntos que relacionam "Marketing x Internet" ou "Posicionamento de marcas ON LINE".

Sinta-se livre para referir algum comentário ou post do E-business Life Blog no seu blog, caso tenha interesse.

Um abraço!