segunda-feira, 1 de setembro de 2008

O Posicionamento das Marcas Obama x McCain...


Vi uma notícia na BBC News, dizendo que o Barack Obama havia criado um Profile no Linkedin (Rede de relacionamento parecida com o Orkut/Facebook, mas com perfis profissionais das pessoas). Além disso, também criou uma comunidade no Linkedin, propondo debates e abrindo mais um canal de comunicação entre ele e seus eleitores, em sua boa parte Executivos, agregando proximidade e transparencia à sua candidatura.

Este post não é para falar mal do John McCain (concorrente, representante do Partido Republicano), mas sim destacar o posicionamento de "marca" de cada um dos candidatos, e analisar qual foi mais bem sucedido até o momento.

Começando pelos perfis dos candidatos:

Barack Obama

Slogan - Change We Can believe in (A mudança em que podemos acreditar!)
Obama põe todos seus esforços, dizendo que este é o momento para a grande mudança. "Chega da mesma história de bilhões em gastos com guerra" (Obama). Obama é um candidato extremamente carismático, inteligente, JOVEM e o representante dos democratas nestas eleições. Com uma história de vida bela, a prova de que o verdadeiro sonho Americano ainda existe, um homem lutador e que emociona multidões com seus discursos. Venceu Hilary clinton(imagem impecável) e após isto tudo, recebeu o apoio de Bill Clinton e da família Kennedy, tradicionais políticos dos bons tempos da economia americana(oposto ao atual momento). Promete mudança e sua imagem contrasta em 100% com a de John McCain e George W. Bush. Segue abaixo um pouco mais.






História - Barack Obama é o "American Dream", retrato do "American way of life".

Nascido no havaí, orfão de pai e criado pela mãe e seus avós, teve vida simples. Conseguiu finalizar o colegial, em função de ter feito emprestimos para pagar os estudos; depois trabalhou voluntariamente para igrejas cristas em Chicago, onde ajudou comunidades devastadas após o fechamento de plantas industriais na regiao, oque alimentava economicamente a regiao. Recusou excelentes oportunidades de emprego apos se formar na Universidade de Direito de Harvard para voltar a Chicago e reforçar seu trabalho junto à comunidade; foi quando sua vida política tomou um rumo mais forte.
*Tem a oportunidade de ser o primeiro negro a ser presidente dos Estados Unidos da América.


John McCain

Slogan - Always putting country first (Sempre colocando o país em primeiro lugar)
Muito menos carismático que Barack Obama, o senador McCain põe seus esforços na marca "American Hero", sobrevivente de guerra e "tenta" criar uma história americana de coragem. Não que não tenha méritos, pois demonstrou sua bravura com os fatos, mas não consegue se descolar da mal imagem BÉLICA em função de ter apoiado o George Bush nas ultimas eleições.
Confira abaixo, como ele valoriza seus valores como soldado e tenta colocar Obama como se fosse um "Pastor", nas campanhas abaixo. Pelo baixo nível do "ataque" ao Obama, fica claro que os Republicanos estão sériamente preocupados com os resultados das urnas em Dezembro.






História - American Hero (Soldado corajoso)

Após sobreviver a diversas missões a serviço dos Estados Unidos da América, em Julho de 1967, John McCain heróicamente sobreviveu a um acidente em uma missão no Vietnam. Um missel, acidentalmente disparado por um avião que estava próximo, atingiu o avião de McCain, criando um "inferno" que matou 134 homens, deixou muitos feridos e destruiu 20 aviões. Ao invés de voltar para casa, em função de sua condição de saúde, decidiu continuar na missão, ficando mais 5 anos longe de sua família para devender os interesses dos E.U.A.

Na proxima missão de bombardeio, ele foi obrigado a ejetar do avião; oque quebrou seus dois braços e pernas e o deixou inconsciente. Virou prisioneiro de guerra, e passou muito tempo em confinamento. Mesmo após ser resgatado e ter voltado, retornou à marinha, por quem serviu por mais alguns anos, antes de se aposentar e entrar para a Política.


Atuação dos Candidatos na Internet

Barack Obama - www.barackobama.com
Possue um website muito interativo, com vídeos e depoimentos das pessoas, tudo oque o site do McCain e muito mais.

Destaque: Barack Obama SE RELACIONA na internet, ao invés de somente informar com um website e press realeases. Como assim? Dá uma olhada na "Onipresença" do candidato, criando um tremendo Buzz On line através das ferramentas abaixo:
Comunidade no Facebook - http://presby.facebook.com/barackobama
Canal Oficial no Youtube - http://www.youtube.com/barackobama
Perfil no MySpace - http://www.myspace.com/barackobama
Album no Flickr - http://www.flickr.com/photos/barackobamadotcom
Perfil no Digg - http://digg.com/users/ObamaforAmerica
Perfil no Twitter - http://twitter.com/barackobama
Eventful - http://eventful.com/performers/barack-ob9ama-/P0-001-000000162-8
Linkedin - http://www.linkedin.com/in/barackobama (inclusive uma comunidade com mais de 15,000 pessoas)
*e mais outros 6 sites de relacionamento, que NUNCA OUVI FALAR, mas se eles pagaram alguem para abrir uma página oficial lá, é porque tem alguma coisa interessante.

*Obama Mobile - Deixe recados no "celular dele"
Enfim...Um Show de interatividade e uma equipe moderna de Marketing. Com certeza deve ter cativado muita gente jovem...


John McCain - www.johnmccain.com
Possue um website com informações sobre sua campanha, perfil, doações, opniões, estratégia da campanha, blog etc. O básico, para uma campanha com muito dinheiro envolvido. É o mínimo que deveriam fazer.

Destaque: Hot site com o detalhamento sobre a estratégia de sua campanha; oque agrega transparência à imagem do candidato.


Quem vocês acham que está melhor posicionado
?

Um abraço!!
Cheers!

Nenhum comentário: