sexta-feira, 22 de agosto de 2008

PC x Mac - Posicionamento de Marca

Sou um fan da Apple. Principalmente quando tratamos de posicionamento dos produtos da marca no mercado. Com propagandas sempre muito "descoladas", absolutamente fora dos padrões que outras companhias de tecnologia utilizam para se comunicarem com os consumidores, a Apple é muito "carismática" e entretém quem assiste suas propagandas.

Bob Garfield, famoso crítico de propagandas nos Estados Unidos, disse uma coisa interessante uma vez: "Propaganda é aquela coisa chata que interrompe meu entretenimento". Concordo com isso, e acredito que a "carismática" Apple tem usado muito bom senso em manter suas propagandas divertidas.

Nos ultimos meses a Microsoft tem se deparado com críticas e mais críticas sobre o Windows Vista. De acordo com o Blog Brand New Day da Business Week, a Microsoft planeja fazer uma campanha de relançamento do Vista, utilizando o ator principal de SEINFIELD(Série de TV exibida nos EUA,
há 10 anos atrás). A princípio não gostei muito da idéia de associar a marca com uma personalidade carismática, como o ator principal de Seinfield, do final dos anos 90! Bem, como nunca sabemos oque está por vir, estou ansioso pra ver oque eles estão preparando.

Enquanto aguardamos, a Apple aproveitando este mal momento do Vista, lançou uma campanha publicitária chamada "PC x Mac", onde cria dois personagens; um de nome
PC(nerd, com aparencia parecida com a do Bill Gates, mas sempre muito inseguro sobre sua eficiencia) e outro de nome Mac(vestindo-se bem parecido com o Steve jobs nas conferencias da Mac - camisa escura e calça jeans, e de aparencia descolada e jovem). Em cada versão da propaganda, num bate papo descontraído, conversam sobre suas funcionalidades e ao final de cada versão, PC acaba sempre passando vergonha. Não é hilariante, mas esta campanha entretém muito bem.

Oque mais me impressiona é:
Fundo branco + duas pessoas conversando = expressam tudo oque precisa sobre o produto, nos divertem e dão um show de simplicidade, jogando o Vista láá embaixo.

Além disso, fica cada vez mais claro que a Apple quer posicionar o Mac como o melhor computador pessoal PARA VOCÊ.
Check it out...divirtam-se!

Um comentário:

Strategos disse...

Olá Marcelo!

Acompanhei bem esta campanha da MAC. O que mais me impressiona é o evangelismo que os caras fazem com os usuários do Apple. Quem tem defende com unhas e dentes e quem não tem quer ter. A Apple é sinonímo de revolução tecnológica. Eles tem cultura como diz o Steve Jobs. Tem um filme (completo) muito interessante no youtube - Pirates of the Silicon Valley- Piratas do Vale do Silicio que conta a história do Jobsx gates e cia. Recomendo. ABS- STGOS