segunda-feira, 6 de outubro de 2008

The Naked Chef, maquina de fazer dinheiro!


Oque gostaria de apresentar a vocês com este case é mais uma "receita saudável e rentável do Naked Chef"...o cara é muito bom!

Apos escrever seu primeiro livro (The Naked Chef, 1998), o Jovem Chef, 24 anos na época, virou celebridade na Inglaterra. A simplicidade e praticidade de suas receitas o levaram para diversos programas de TV e Rádio, e lhe auferiram ainda mais exposição e credibilidade. Em consequencia desta exposição, de seu perfil carismático e idéias inovadoras, nos ultimos 10 anos ele saiu do anonimato e sua marca(nome) traçou um caminho de sucesso que toda Startup gostaria de traçar em tão pouco tempo.

Estima-se que ele já gerou mais de £ 25 Milhões (£ !!), na sua carreira, após ter apresentado diversos seriados e documentários, publicado 10 livros, lançado linha de produtos, aberto 2 redes de restaurantes e mobilizado a população britanica com Projetos sociais. Portanto, com certeza deve haver alguma coisa a aprendermos com ele....

Um pouco sobre sua tragetória...para quem não conheçe: 
Em 1998 Publicou o Primeiro Livro. O primeiro momento em sua carreira, onde ganha credibilidade pela descrevida "simplicidade e nudez" de suas receitas, que o levou a varios programas de TV e Rádio, tornando-o famoso. Figura caristmática, foi convidado a apresentar uma série de TV. Após o sucesso da primeira série, em 2002 apresentou outro documentário, o Jamie's Kitchen. Obteve excelente aceitação da crítica e a exposição suficiente para lhe abrir algumas portas.

Em 2005, apresentou o documentário 'Jamie's School Dinners'. Uma crítica à refeição oferecida às crianças nas escolas primárias do Reino Unido. Assim, ele tomou responsabilidade pela refeição escolar de um colégio durante um ano e fez varias criticas, tentando mobilizar um manifesto popular a favor de mudanças. Resultado: O Governo ingles aumentou o Budget para refeições escolares e ele recebeu o premio de "Figura política mais inspiradora da Inglaterra em 2005".

Seu próximo projeto foi o reality show "Fifteen". A idéia era reunir 15 jovens oprimidos da sociedade (alguns moradores de rua e outros excluídos da sociedade de alguma forma) e os treinou para serem chefs de cozinha em seu novo restaurante. A idéia foi tão bem sucedida, que foi reproduzida na Austrália, Holanda e em mais outras duas cidades da Inglaterra (Cornwall e Newquay). Mais dinheiro e credibilidade para o nosso amigo.

De 2006 até 2008, publicou mais alguns livros e apresentou diversos seriados, também bem sucedidos. Além da cadeia de restaurantes Fifteen, abriu o Jamie's Italian, e também criou uma linha de produtos. De ingredientes básicos como molhos para saladas e carnes, a linha de panelas e o flavour shaker(acesse e entenda oq eh).

Agora...
Em 2008 criou um website e também um blog para se aproximar do seus fans. Edita o blog pessoalmente e se relaciona muito bem com as pessoas, ao invés de contratar alguem para fazer isto e apenas funcionar como 'press room'. Distribui newsletters, podcasts, vídeos no youtube e.....

...A ultima novidade é o Ministry of Food - Pass it on motivo pelo qual decidi comentar sobre as estratégias da marca dele, aqui no blog. Para resumir, a idéia deste projeto é espalhar o conhecimento gastronomico na Inglaterra afim de melhorar a qualidade nos habitos alimentares das pessoas. Lançada juntamente ao ultimo livro dele (Ministry of Food, 2008), o motivo da campanha é alterar o cenário atual que coloca os ingleses como um dos povos com mais obesos, no mundo.

O que achei curioso é os investimentos on line da marca nos ultimos tempos. Pessoalmente gosto muito de gastronomia e venho acompanhando o blog dele há algum tempo, para não "queimar miojo" em casa...rs. Enfim, há poucos meses atrás (talvez 6...7...8) ele deu início ao Blog, e há um mes atrás ele o transformou em website, já tem podcast, newsletter, forum, press room, seções sobre os livros etc...e MAIS AINDA AGORA COM A CAMPANHA PASS IT ON. Criou um website de Social Networking para dar mais força à campanha. É isso mesmo, social networking. Uma mistura de facebook + de.li.cious, onde a idéia é incluir receitas ao seu profile e se tornar uma "autoridade" em função de quantas pessoas as suas receitas ajudarem.

Há foruns de discussão e voce possue um profile personalizado. A principal idéia do Jamie Oliver com esta campanha, é espalhar a gastronomia através do boca a boca. Eu ensino alguma coisa para 5 amigos, que ensinam para 5 amigos cada e assim vai...A POPULAÇÃO APRENDE E MELHORA OS HÁBITOS ALIMENTARES...

Achei interessante principalmente:
1 - O crescimento dos investimentos em posicionamento da marca on line, em grande escala e tão pouco tempo.
2 - Inovando mais uma vez, vai além e tenta mobilizar as pessoas mais uma vez, agora utilizando a internet, mídia com maior "potencial de Buzz" na minha opnião.



*Preciso aprender e vou me esforçar para escrever menos, desculpem pelo Post enorme...prometo ser mais breve nos próximos.... ESPERO QUE GOSTEM... (críticas e sugestões são sempre bem vindas)


Cheers!

Nenhum comentário: